quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites - 19 de maio

Quando o assunto é hepatite, o tempo e a informação são determinantes. Lideradas pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, 42 Ongs e associações de pacientes de todo o país realizam nesta quinta-feira, 19, o Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença que afeta mais de cinco milhões de brasileiros.

Cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente infectadas com os vírus das hepatites B ou C. Isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS.

A campanha “Ajude a salvar uma vida. Pode ser a sua. Faça o teste das hepatites” visa alertar para a importância da detecção precoce das hepatites B e C, além de conscientizar para a realização do exame de sangue, principal forma para detectar se a pessoa tem ou não uma hepatite viral.

— Por não apresentar sintomas, principalmente nos casos do tipo C, a maior parte das pessoas não sabe que está doente. Por isso, esse tipo de campanha é fundamental para incentivar a população a fazer o teste de detecção, que é gratuito na rede pública. Quando a doença é diagnosticada e tratada precocemente, tem cura — ressalta Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e ex-portador de hepatite C.

A doença

Considerada um problema de saúde pública, a hepatite é uma doença infecciosa viral, contagiosa e inflamatória do fígado que compromete as funções do órgão. Com maior incidência, as hepatites B e C são transmitidas por um vírus, HBV e HCV respectivamente, sendo o contágio feito através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto).

Com o avanço da Medicina, novos medicamentos são incorporados ao tratamento, aumentando significativamente as chances de cura das hepatites virais.

Cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente infectadas com os vírus da hepatites B ou C. Isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS.

Para mais informações sobre hepatites acesse: http://www.hepato.com/

(Fonte: Zero Hora)




Nenhum comentário:

Postar um comentário