quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia Internacional da Higienização das Mãos



(Marielly Campos)

Apesar de parecer um gesto simples, lavar as mãos corretamente pode prevenir diversas doenças. Para chamar a atenção para o problema, nesta quinta-feira, dia 5 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Higienização das Mãos.

A falta de higiene com as mãos é grave. Segundo o infectologista Artur Timerman, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, um trabalho realizado há pouco mais de um ano em estações de metrô de algumas capitais mostrou que 50% das crianças, jovens e adultos que haviam utilizado o transporte apresentavam coliformes fecais nas mãos.

Isso acontece porque as pessoas não higienizam as mãos de forma correta depois de ir ao banheiro, segundo explica o médico. Dessa forma, elas podem “transmitir doenças bacterianas, como salmonela, shigella – que causa diarreia; vírus e bactérias de transmissão respiratória, como os vírus da gripe convencional ou H1N1; e protozoários, como ameba e giárdia, que provocam diarreia e vermes”, completa Timerman.

O médico diz ainda que um artigo publicado recentemente em uma revista médica nos Estados Unidos mostra que no país são registrados por ano cerca de 300 a 400 mil casos de infecções causadas pela falta de higiene das mãos. Além disso, de cem a 150 mil mortes de pessoas de pessoas internadas em hospital por infecção podem estar relacionadas a isso.

Segundo o médico, os números no Brasil não devem ser diferentes. “Lavar as mãos parece ser extremamente simplória, mas a gente vê em hospital entre 50 a 60% das pessoas, apenas, lavarem as mãos. Esses dados se referem a funcionários, profissionais que lidam com pacientes”, comenta.

Timerman diz ainda que a fórmula ideal para acabar com o problema é “ensinar nossos filhos a lavar as mãos”. Além disso, o hábito tem que ser reforçado sempre, para os jovens e adultos de todas as idades. “As pessoas têm que criar o hábito de lavar as mãos quando chegam em casa. Não tragam o bicho da rua para sua casa”, recomenda. “Dentro do hospital esse hábito deve ser mais frequente ainda”, alerta.

O infectologista alerta, no entanto, para que não haja desespero entre as mães. No caso de bebês os pais devem cuidar da higiene mas “tudo deve ser de forma ponderada”, diz. “Se você deixar a criança dentro de uma bolha para que não se exponha a sujeiras, o sistema imunológico dela não vai se desenvolver de forma eficiente”.

Segundo Timerman, a criança pode se expor a sujeira normal, mexer na areia etc. “Obviamente quando vamos mexer com crianças devemos lavar as mãos, mas sem uma grande neurose”, afirma o médico.

Saiba como lavar as mãos

Apenas passar a mão embaixo da água não serve para higienizá-la. De acordo com o infectologista, o processo deve durar pelo menos, um minuto e vinte, incluindo o enxágue.

- Para limpar as mãos, deve-se lavar exaustivamente a palma, o dorso e ensaboar entre os dedos. Esse procedimento deve durar 30 segundos para cada mão. Após isso, deixar á agua escorrer por pelo menos dez segundos.

- Mulheres com unhas compridas devem escovar as unhas e cortar sempre que possível.

- Quem usa joias e relógios devem retirá-los antes de lavar. Além disso, é importante higienizar esses objetos uma ou duas vezes por dia.

- Por fim, enxugar bem as mãos – o dorso, a palma e entre os dedos.

“Deixar as mãos úmidas favorece o aparecimento de bactérias”, explica o infectologista. Além disso, ele recomenda que em hospitais ou ambientes de uso coletivo ou ideal é usar toalhas de papel.





DIVULGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário