quinta-feira, 28 de julho de 2011

No Dia de Combate às hepatites virais, saiba mais sobre a transmissão e a prevenção da doença

Muitas pessoas em todo o mundo têm hepatite, porém não sabem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 2 bilhões tenham sido infectados por vírus que causam doença e 1 milhão de pacientes morra em decorrência de inflamações no fígado a cada ano. O vírus da hepatite é de 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o HIV, causador da Aids.

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, lembrado nesta quinta-feira, a OMS chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce dessa epidemia silenciosa. Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que a doença já está na fase crônica. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

— A pessoa não se reconhece doente. Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico é muito difícil — explica o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia Raymundo Paraná.

De acordo com o médico, o consumo de álcool e a obesidade contribuem para evolução mais rápida da doença.

Estima-se que existam 5 milhões de brasileiros infectados pelos vírus B e C da hepatite, segundo as entidades da sociedade civil. Mais de 90% desconhecem ter a doença. De 1999 a 2009, foram confirmados mais de 284 mil casos dos cinco tipos de hepatite (A,B,C,D e E) no país, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo período, mais de 20 mil mortes foram registradas, sendo 70% delas devido à hepatite C, a mais agressiva. No Brasil, as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

O desconhecimento da doença aumenta o risco de a inflamação no fígado agravar-se e provocar danos mais graves à saúde, como cirrose ou câncer. Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, defende que os médicos criem o hábito de pedir o teste para identificar a doença precocemente. O exame pode ser feito por meio da coleta de sangue ou biópsia do fígado.

— É preciso que alguém interrompa o ciclo da hepatite. Não se pode esperar que a pessoa descubra sozinha. Eu não sentia nada. A hepatite fica hospedada na pessoa e vai acabando com o fígado dela aos poucos, sem que ela perceba — disse.


Transmissão
As hepatites dos tipos A e E são transmitidas por meio do contato com indivíduo, água ou alimento contaminados pelo vírus, isto é, estes casos estão relacionados com a falta de higiene e de saneamento básico.

Já a transmissão das hepatites B e C ocorre por relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante o parto, pelo uso compartilhado de seringas, lâminas de barbear, alicates de unhas e objetos cortantes, assim como os usados em tatuagem e piercing, e por transfusão de sangue infectado. No caso da C, a infecção pelo sexo sem camisinha é mais rara.

A hepatite D se desenvolve em quem já é portador o vírus da hepatite B e a transmissão é semelhante a do tipo B.

Tratamento e prevenção 
O tratamento está disponível na rede pública de saúde, pode ter duração de seis meses a um ano, dependendo do tipo de hepatite. Podem ocorrer efeitos colaterais, como dores musculares e queda de cabelo, mas a taxa de abandono da terapia é baixa. Os medicamentos mais usados são o Interferon (injeção subcutânea) e a Ribavirina (comprimidos). Na rede privada, o tratamento pode chegar a R$ 50 mil.

No entanto, há também formas de prevenção. As vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis em centros de referência imunobiológica e nos postos de saúde, respectivamente. Já contra a hepatite C não existe vacina, mas ela pode ser curada.

Além das vacinas, outras medidas de prevenção podem evitar a infecção pelo vírus, confira:

:: Utilize água potável;

Lucio Sassi / Agencia RBS:: Lave bem os alimentos antes de consumi-los;

:: Respeite recomendações relacionadas à proibição de banho em locais impróprios;

:: Use preservativos durante as relações sexuais;

:: Se frequentar estúdios de tatuagem ou manicures, fique atento a esterilização dos materiais utilizados.


BEM-ESTAR COM AGÊNCIAS Link de Origem

sábado, 9 de julho de 2011

Frio - Monique Kessous


Cada vez que eu penso em te ver
Vejo que não dá pra esquecer
Todo tempo que já passou
Tanta coisa ainda ficou
Como pode ser triste assim
Se eu te amo e sei que não tem razão
Eu ainda quero ser seu
Não me importa se eu sentir frio

Se eu sentir frio
Eu fico acordado
Fico ao seu lado até não ter vento
Folhas jogadas
Minhas pegadas
Vão caminhando até você

domingo, 3 de julho de 2011

Amiga

Uma amiga de verdade te dá uma bronca como seu pai,
se importa como sua mãe, implica com você como uma irmã,
te irrita como um irmão, mas te ama mais do que seu namorado.

[autoria desconhecida]